Atalhos :3

  • Contato
  • Notícias

domingo, 14 de dezembro de 2014

Lá e de volta outra vez

E aí, meu povo? Todo mundo já recuperado da macarronada do domingo? Daquela reunião de família com aquela tia que sempre fala que você engordou? 
Pois seus problemas acabaram, porque agorinha vamos falar de um assunto mais legal estourar plástico bolha: Rramo falar do livro "O Hobbit".

Sim sim, o filme já saiu, a gente sabe! Mas pra arrumar o tempo que a gente precisa, só fazendo o pacto da Xuxa pra ficar rico e enfins, sabecomé. Então vamos por partes e primeiro vamos descobrir porque o livro é tão bom quanto o filme. Coorreeeeeeeee que não tem spoiler!


(Imagem do filme)


Bom, o livro começa com uma breve introdução sobre a história de Bilbo (nossa personagem principal) e suas gerações passadas  um fato que de certa forma influencia a estória –; sobre como ele tem tanto dinheiro sem aparentemente fazer nada, e alguns fatinhos curiosos sobre a sua família. Eis que um dia ele tá lá de boas vendo a vida passar, quando o Magneto o Gandalf aparece na porta de sua casa e diz de forma beeem sutil que ele precisa de alguém para embarcar numa cilada aventura com ele. É claro que nosso pequeníssimo hobbit declina a oferta educadamente, mas diz que Gandalf é sempre bem-vindo para um cházinho e um fumo a qualquer dia às 16h, e assim Gandalf vai embora shatead.

No outro dia Bilbo está preparando o seu cházinho da tarde quando alguém toca a sua campainha (sim, ele tem uma campainha) e então sete vários anões começam a entrar na sua casa sem serem convidados, deixando o Bilbo bem bolado. Daí chega o Gandalf pra completar a zueira e eles começam a falar de negócios, primeiramente explicando quem são aqueles anões, porque eles tão comendo de graça na casa do Bilbo (rs) e o que eles realmente querem com ele.
Pois bem, Thorin Escudo de Carvalho ou apenas Thorinmeama, é um anão herdeiro de um grande império e lidera a CIA de anões (q nome é esse, gent?) e eles querem um playstation recuperar esse império, localizado na Montanha Solitária. Essa montanha, que fica na pqp, foi dominada por um dragão chamado Smaug que matou toda a galera e roubou todo o ouro e riqueza daquele povo e ficou RYYYYYYCO. Os anões que sobreviveram formaram essa CIA e eles precisam de um ladrão pra ajudá-los a resgatar o ouro; por isso Gandalf sugere Bilbo, já que os hobbits são muito menores que os anões e têm essa habilidade de passarem despercebidos, além disso tem aqueles fatinhos sobre os ancestrais dele.
O Sr. Bolseiro não curte muito a ideia, ele fica bem ofendido por ser considerado um ladrão e não vê motivo nenhum pra sair do conforto de sua toca hobbit pra ir se aventurar com 13 anões e mais um mago doido. Mas, depois de muito blablablá, algumas canções (gnt, eu amo as canções desse livro), uma noitinha de sono e entãooo... Bilbo acorda com o seu cabelo pentiado e seu lado aventureiro exalando e parte ao encontro dos 13 anões logo além do Condado (lugar fofo onde ele mora).


(Imagem do filme)

Avançando um tanto na história, a viagem deles é marcada por encontros bons e outros um tanto quanto indesejáveis. O Gandalf, pra variar, some nas horas mais improváveis e eu acho que ele é algum tipo de traficante da Terra Média, porque ele sempre some pra ir resolver uns assuntos, tratar de negócios (-sei) e ele tem uns amigos bem suspeitos HAHAHA. Enfim, em uma das vezes em que eles estão com problemas, Bilbo acaba se perdendo do galero e encontra uma figura conhecida de nós todos: Gollum, o nosso preciossssssso. Bilbo, sem querer, acaba encontrando uma coisa importante que "percente a ele" (sqn) e isso mudará todo o percurso da bagaça e dará sequência à estória com a trilogia do Senhor dos Aneis. Nem preciso falar o que é, né? Essa coisitcha vai salvar o hobbit e seus amigos de muitas situações ruins durante a viagem deles até a Montanha Solitária. 


(Imagem do filme)


Bom, o fato é que eles chegam até a Montanha e o que descobrimos é que na verdade o dragão é o menor do problema deles. Vai ter uma treeeeeeeta homérica e o final é muito muito bom. Se quiser saber, vai ter que ler, vlwflw. (Eu avisei que não ia ter spoiler).


Como essa é uma estória que Tolkien fez para os seus filhos (ou seja, pra crianças), a leitura é bem tranquila e o livro é bem curtinho, dá pra ler super rápido! A narrativa é muito envolvente e divertida, o narrador dialoga com o leitor em algumas partes do livro e é bem legal *.* Fora as lições sobre a vida que a gente aprende lendo, mas vou deixar pra vocês perceberem sozinhos :)

A minha edição d'O Hobbit é uma edição especial de comemoração de 75 anos do livro, com capa dura e várias ilustrações do próprio Tolkien, A minha é mais especial ainda porque tem uma dedicatória da tradutra d'O Hobbit e do Senhor dos Anéis, a Prof. Dra. Lenita Esteves (que foi minha prof. na faculdade, bjos). Taí uma fotenha:






É isso, gentes! Vou deixar o nosso link do facebook aqui e o link do post anterior que eu fiz sobre o Tolkien aqui.

Bjos e até a próxima :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário